Tudo, ou quase tudo sobre Base #2

A base é essencial no que diz respeito ao meu Kit de maquiagem. Eu tenho uma pele acneica e com muitas manchinhas obtidas devido ao meu ‘problema’ com a acne, portanto a base, que por sua vez, possui a função de uniformizar a pele, me salva neste caso. 
Base 1
Bom, existem vários tipos de base, e atualmente as marcas não estão preocupadas apenas com a cobertura e durabilidade, mas também no que se trata de proteção e adaptação ao tipo de pele de cada pessoa, seja oleosa, áspera, mista, seca, etc.
A base pode vir em várias texturas: líquida, em bastão, em creme, em mousse, em pó, em spray e afins. A textura não vai corresponder necessariamente em um tipo de pele em específico, o que vai interferir e correlacionar com o seu tipo de pele é o acabamento da base, ou seja, se ela é mais sequinha, mas iluminada ou mais hidratante. Bases líquidas não necessariamente precisam ser hidratantes, até porque podemos encontrar no mercado bases líquidas extremamente secas, que ainda sim são hidratantes, mas que o acabamento é direcionado para peles oleosas. E muitas vezes achamos que as bases em pó são melhores para peles oleosas e muitas vezes nos enganamos.
Vamos então a parte prática da coisa?
Para começar a base deve ser exatamente da cor da sua pele, afinal ela serve para uniformizar o tom da mesma. Ninguém quer sair por aí parecendo estar com uma máscara no rosto não é? Vale ressaltar que é apenas para uniformizar, não necessariamente você vai ter que passar todo o pote de base no rosto para cobrir todas as imperfeições, neste caso a função é do corretivo que vai corrigir possíveis manchas e acnes.
Se você for usar a base durante o dia a dica que eu dou é usar uma base de cobertura bem leve, pois durante este horário é mais provável que as pessoas percebam que você está de base, se for usar a noite, na balada ou em um evento importante, você pode optar por uma de cobertura mais pesada para ficar com a pele ‘perfeita’, mas cuidado para não exagerar e passar vexame. A base deve ser aplicada em todo o rosto, sem deixar nenhuma parte sem o produto, pois caso a base seja um pouquinho só mais escura ou mais clara na sua pele (o que não pode acontecer, mas às vezes acontece), não fique aparecendo e é muito bom levar um pouco da base para as orelhas e pescoço quando estiver aplicando para parecer tudo da mesma tonalidade.
Para aplicar a base existem infinitos tipos de pincéis, lembrando que estes tem que ser de preferência de cerdas sintéticas, pois os de cerdas naturais absorvem bases cremosas e líquidas. Entretanto a base também pode ser aplicada com uma esponja ou com as próprias mãos (bem limpas) que proporcionam um efeito mais natural e com um acabamento melhor. Atualmente estou usando para aplicar tanto bases em pó quanto cremosas e líquidas, o pincel de topo reto da Marykay, que por mais que seja de cerdas naturais, não absorve o produto e espalha muito bem.
Base 2
E sempre antes da base é muito importante usar proteção solar e um primer para que a base dure mais. Antes disso o ideal é que a pele esteja bem limpa, hidratada e tonificada.
Este post faz parte de uma “saga” onde em cada matéria eu irei comentar sobre algum item de maquiagem. No post anterior eu falei sobre maquiagem para iniciantes e cuidados essenciais com a pele. Se você, assim como eu, é apaixonada por maquiagem, vale super a pena conferir!
Clique na imagem abaixo para ver minhas bases favoritas:
Base 3
2 comentários em Tudo, ou quase tudo sobre Base #2

  1. Amei as dicas!
    Vou acompanhar o blog!
    Dá um pulinho la no meu pra me dar uma opinião…
    http://viciosdegabi.wordpress.com/

    Obrigada
    Beijinhos!

Deixe um comentário

